[VÍDEO] A EDUCAÇÃO PROIBIDA: UM DOCUMENTÁRIO QUE MUDARÁ SUA VISÃO DE EDUCAÇÃO E DE ESCOLA

 

 

 

A escola foi criada com o objetivo de formar súditos e não cidadãos.

Voltada para a competição, reprodução, domesticação e controle a escola hoje encontra-se engessada no seu mundo desconectada da realidade.

Dentro dela, qualquer educação voltada para o amor e paz é considerada proibida.

A escola nutre relacionamentos de imposição, agressividade e negação do eu, contribuindo para a manutenção de uma sociedade doente e infeliz, incapaz de amar e de produzir a paz.

Não há salvação para a humanidade se a educação continuar defendendo e reproduzindo antigos paradigmas como: taylorismo, behaviorismo, positivismo e militarismo.

Uma mudança profunda é necessária para tirar a escola do labirinto em que se encontra e colocar em prática uma educação holística, sistêmica, libertadora e promovedora do desenvolvimento humano integral.

No artigo de hoje, tenho a satisfação imensa de apresentar um documentário que expressa com clareza o quanto a educação atual não só está ultrapassada, mas também o quanto ela é perniciosa para a construção de uma sociedade minimamente sadia.

A Educação Proibida questiona ponto a ponto o caráter desumano e desajustado da educação que se impõem sobre nossas crianças e jovens e aponta para novos paradigmas e posturas que podem gerar uma sociedade mais justa, solidaria e feliz.

Em A Educação Proibida você verá:

  • a história do modelo autoritário de escola;
  • as características perversas da escolarização (exclusão, uniformização, controle, disciplina, conteudismo fragmentado e vazio de significado);
  • a obsessão por resultados e qualificações em detrimento da jornada pessoa;l
  • a patologização e exclusão das crianças e adolescentes desafeitos ao controle da escola;
  • a estrutura de poder centralizada e autocrática;
  • novos paradigmas de educação e modelos de escola que apontam para uma sociedade futura mais humana e cooperativa;
  • e dezenas de reflexões e citações de grandes pensadores da educação.

Se você acredita que a educação deve sofrer uma mudança profunda e gostaria de conhecer as novas idéias que vem sendo desenvolvidas sobre educação para o amor e paz, o documentário A Educação Proibida é a referência garantida.

O que você achou do vídeo?

Sua opinião é importante para nós.

Deixe um comentário e compartilhe este artigo nas redes sociais

Um forte Abraço.

Carlos Harmitt

Se você gostou deste artigo, por favor deixe um comentário ou inscreva-se ao RSS feed para receber as atualizações do blog.
Carlos Alberto Harmitt

Carlos Alberto Harmitt

Mestre em Educação e pesquisador do Pensamento Sistêmico e da Pedagogia Sistêmica, quer ajudar você a transformar a escola e a educação.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *