EDUCAR SISTÊMICO: CONSTRUINDO UMA NOVA REALIDADE EDUCACIONAL

 

Olá, tudo bem? Meu nome é Carlos Harmitt e sou fundador do EDUCAR SISTÊMICO e se você busca por:

  • ideias inovadoras para a sala de aula;
  • dicas infalíveis para melhorar a aprendizagem dos seus alunos;
  • soluções inovadoras para transformar o ambiente escolar;

…Então, você está no lugar certo.

LEIA A SEGUIR COMO O EDUCAR SISTÊMICO PODE AJUDAR VOCÊ A NA SUA PRÁTICA DOCENTE E NA MELHORIA DO AMBIENTE DA SUA ESCOLA

São muitos os professores que começam a sua carreira completamente envolvidos e motivados em fazer a diferença.

Porém, para boa parte desses profissionais, a motivação não dura muito tempo.

Isso pode acontecer graças a muitos fatores, como:

  • a estrutura arcaica da escola (lousa, giz e alunos enfileirados ainda são a norma geral);
  • a resistência dos colegas (o negativismo e o comodismo desmotivam qualquer mudança);
  • a falta de um ambiente democrático (ainda perduram na educação os resquícios do autoritarismo e controle herdados das corporações religiosas, fabris e militares).

Felizmente, estamos vivendo um tempo de grandes transformações.

O advento da internet, a presença incisiva das redes sociais e as constantes alterações no ambiente tecnológico têm alterado a dinâmica de todas as profissões.

Resistir a essa onda transformadora é puro suicídio profissional.

Além da questão tecnológica, temos também uma sociedade em efervescência.

A crescente pressão das demandas sociais e culturais, as novas formas de relacionamento pessoal e profissional e o perfil desafiador dos alunos do século 21 têm pressionado a escola em vários flancos.

A sobrevivência da escola está condicionada a uma profunda mudança de conceitos e práticas.

Se você está lendo este artigo é porque é do tipo de profissional que quer esta mudança.  Que está em busca de respostas para as suas dúvidas, em busca de soluções para os problemas que enfrenta cotidianamente em sua prática profissional. Não é verdade?

E é nisso que o EDUCAR SISTÊMICO pode ajudar, trazendo o Pensamento Sistêmico para o contexto escolar. Fornecendo material teórico, recursos, dicas poderosíssimas e ideias inovadoras para a sua sala de aula e para a sua escola.

Afinal, tudo o que você deseja é que quer se tornar um transformador da realidade educacional onde atua.

Eu acredito que todos os professores possuem criatividade e habilidades únicas que podem contribuir para tirar a educação desse marasmo em que se encontra.

Existem professores que são comunicadores natos e outros que são organizadores, carismáticos, reflexivos, empenhados, objetivos, afetivos, talentosos, perfeccionistas.

Em qual tipo você se enquadra?

No pensamento sistêmico, o todo é muito maior que a soma de suas partes.

Portanto, sendo a escola um sistema, a união harmoniosa de todas as habilidades dos agentes escolares é capaz de produzir mudanças quase mágicas no ambiente escolar.

E você, com suas habilidades, não é só parte desse sistema, mas o afeta constante e profundamente com suas ações.

Mas, como diz o velho ditado: uma andorinha só não faz verão.

Você precisa de uma rede apoio, de parcerias e soma de habilidades para enfrentar essa jornada transformadora.

Por isso, os princípios sistêmicos aplicados à educação pedem que a escola seja o espaço onde se vive:

  • a interatividade
  • a visão holística
  • a interdisciplinaridade
  • a gestão participativa
  • a aprendizagem dinâmica
  • a liderança

Essas são as competências que todos os educadores do século XXI devem desenvolver.

Segundo Philippe Perrenoud, “é preciso reconhecer que os professores não possuem apenas saberes, mas também competências profissionais que não se reduzem ao domínio dos conteúdos a serem ensinados”.

Colocar suas habilidades únicas em favor de uma transformação tão significativa é um modo não só de aperfeiçoar a si próprio, mas também de compartilhar suas experiências com quem deseja seguir o seu caminho.

Você deseja compartilhar sua habilidade única com seus colegas e alunos e ajudar a transformar o ambiente da sua escola?

Então coloque o seu email abaixo (é grátis) e você receberá recursos e estratégias para mudar a realidade da sua sala de aula e da sua escola.

Leitores inteligentes já recebem essas informações. Junte-se a eles nessa jornada!

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NESSA JORNADA PELA MELHORIA DA EDUCAÇÃO

Desde adolescente eu sempre me interessei pelos segredos do Universo. Minha série favorita era Cosmos, do falecido e famoso astrofísico e astrobiólogo Carl Sagan. Aliás, ele foi minha inspiração para seguir na área das ciências – eu sou biólogo!

Foi durante o curso de Biologia que fui apresentado a uma outra área que jamais imaginei: a licenciatura.

Prática de Ensino, Psicologia da Educação, Didática foram disciplinas que me encantaram e me fizeram refletir a respeito do lado humano da vida e o quanto podemos influenciar um ao outro por meio das relações de ensino-aprendizagem.

Mas foi mesmo durante o estágio que me descobri professor, ao acompanhar uma professora que não mantinha bom relacionamento com seus alunos e enfrentava situações desagradáveis de indisciplina.

Para mim, era inacreditável como ela não conseguia enxergar que a raiz de todos os problemas que enfrentava com suas turmas estava na forma como ela conduzia o relacionamento com seus alunos.

Um estalo ocorreu em minha mente!

Desde aquele momento passei a acreditar no mais profundo do meu ser que o sucesso de um professor e de uma escola está ligado diretamente à forma como são cultivadas as relações humanas no ambiente educativo.

Iniciei e conduzi até hoje minha prática docente com essa crença e o sucesso tem sido garantido.

Mas é claro que nem tudo foi tão fácil assim.

Logo de início me deparei com as dificuldades que a estrutura das escolas colocam ao desenvolvimento de qualquer prática docente que seja humana e inovadora.

As escolas são estruturas arcaicas que ainda reproduzem muito do modo de vida nos mosteiros, prisões, fábricas e quartéis.

Há muito julgamento moral e necessidade de controle por meio do medo e da exclusão.

Um contexto que asfixia as relações humanas, tolhe a criatividade e desmotiva a mudança.

Isso me levou a querer entender porque a escola é assim e porque ela continua a reproduzir um modelo que está pra lá de caduco.

Minha inquietude me levou a cursar o Mestrado em Educação e, durante esse período, foquei meus estudos na Cultura Organizacional da Escola.

Encontrei algumas respostas que explicam a dificuldade da escola de sair do labirinto onde se perdeu, as dificuldades dos professores em apropriar-se de novos conceitos e assumir novas posturas, a resistência agressiva/passiva dos alunos ao contexto escolar.

Tudo isso me ajudou a operar uma profunda transformação pessoal e profissional.

Coisas que para mim eram desafios intransponíveis ou situações imutáveis acabaram se revelando excelentes oportunidades de crescimento.

E onde há crescimento, há paixão.

Eu amo o que faço e sinto-me profundamente agradecido por fazer parte do grupo de professores que se sentem realizados em sua escolha profissional.

Sim, é possível ter sucesso, reconhecimento e autorrealização na área da educação.

É possível ser feliz sendo professor!

É isso o que quero compartilhar com você neste blog.

Você que escolheu ser professor, também quer transformar sua jornada profissional numa experiência de sucesso e satisfação?

Então junte-se aos que já fazem isso e cadastre o seu email ao final desta página para receber as novidades do EDUCAR SISTÊMICO. É grátis!

Leitores inteligentes já recebem essas informações. Junte-se a eles nessa jornada!

Esse é o site e a missão do EDUCAR SISTÊMICO.

Esperamos que você possa encontrar aqui tudo o que sempre buscou  a cerca de inovação educacional e finalmente consiga ter sucesso e satisfação na profissão de professor, que possa compartilhar essas ideias para máximo de pessoas possíveis para transformar a educação e a escola em algo muito melhor.

Se você gostou deste artigo, por favor deixe um comentário ou inscreva-se ao RSS feed para receber as atualizações do blog.
Carlos Alberto Harmitt

Carlos Alberto Harmitt

Mestre em Educação e pesquisador do Pensamento Sistêmico e da Pedagogia Sistêmica, quer ajudar você a transformar a escola e a educação.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus