[ENQUETE]: QUAIS AS CAUSAS DOS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO DENTRO DA SUA ESCOLA?

 

Segundo pesquisa publicada em 2015 pela Humanities and Social Sciences Review, somente 34% dos profissionais da educação acreditam que a falta de bons relacionamentos interpessoais no ambiente escolar contribui para a ineficiência da escola.

O estudo revela que são poucos os professores e administradores escolares que vêem nos conflitos interpessoais um problema que afeta a aprendizagem dos alunos e a satisfação com a vida profissional.

Na maior parte das vezes impera a visão de que problemas na aprendizagem são um efeito diretamente ligado à capacidade do aluno ou sua dedicação aos estudos. Em um menor grau, admite-se que o ensino não está adequado às condições dos alunos.

E quanto à insatisfação profissional, limita-se a procurar os “culpados” na estrutura organizacional e administrativa, mormente, na questão da valorização salarial.

Mas há muito mais do que isso.

Na dinâmica da convivência escolar, alguns indivíduos são aceitos e outros, não. Opiniões divergem, espaços são disputados, corpos se chocam e objetivos pessoais – nem sempre claros ou generosos – guiam a ética de trabalho.

Tudo isso compõe um caldeirão que muitas vezes acaba sendo explosivo.

Conflitos de relacionamentos entre os professores ou entre professores e administradores podem ganhar vulto e desarticular todo o processo pedagógico.

Pensando nisso, o Educar Sistêmico está lançando uma enquete com o objetivo de levantar dados que apontem para algumas das principais causas de conflitos interpessoais nas escolas brasileiras.

Você pode contribuir colocando o seu voto logo abaixo. É simples e rápido!

Não deixe de expressar a sua opinião! Ela é muito importante para nós!


Na sua opinão, qual a causa dos problemas de relacionamento humano dentro das escolas?
Autoritarismo e falta de autonomia
Falta de espírito de equipe
Má comunicação gerando imensos “ruídos”
Falta de ética e de respeito à diversidade
Número de professores e tamanho da escola
A divisão em modalidades e períodos
Competitividade pelo espaço e recursos





Gostou da nossa enquete? Então compartilhe este artigo com seus colegas para juntos buscarmos uma melhora nas relações interpessoais dentro da escola.

Se Você quer conhecer mais sobre as razões de certos conflitos e padrões nos relacionamentos interpessoais dentro da escola clique aqui.

Um forte abraço

Carlos Harmitt


Fontes consultadas:

http://www.schoolclimate.org/climate/

http://www.universitypublications.net/hssr/0401/pdf/U4K537.pdf

 

 

Se você gostou deste artigo, por favor deixe um comentário ou inscreva-se ao RSS feed para receber as atualizações do blog.
Carlos Alberto Harmitt

Carlos Alberto Harmitt

Mestre em Educação e pesquisador do Pensamento Sistêmico e da Pedagogia Sistêmica, quer ajudar você a transformar a escola e a educação.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedInPinterestGoogle Plus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *